quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como escolher um curso?

Fonte: aqui
Fala galera!
Tá chegando a hora, e alguns vestibulares já iniciaram as inscrições - como a Fuvest, por exemplo, que abriu as inscrições dia 10 de Agosto! E na hora de prestar vestibular, uma coisa é certa: você precisa escolher um curso.
Escolher um curso, hoje em dia, quer dizer escolher uma carreira ou profissão. Não é nada fácil fazer isso quando a gente mal consegue escolher o que comer no almoço, né? Tem gente que parece saber o que quer fazer desde criancinha, mas não é assim pra todo mundo. É normal ter dúvidas, ficar confuso e não conseguir escolher. Afinal, escolher uma profissão não é igual escolher um lanche no fast-food, né? Então, se você está confuso ou confusa: calma. Isso é ok! Mas pra te ajudar um pouco, vamos te contar algumas dicas que podem te ajudar nessa escolha tão importante!

1.Pensar sobre seus gostos: é sempre mais legal fazer o que se gosta, e facilita muito ficar 4 ou 5 anos estudando algo que te interessa. Pense nas coisas que gosta de fazer, ou que costumam atiçar sua curiosidade - o que você costuma ler, que notícias te chamam atenção, que coisas você gosta de discutir... se você não consegue lidar com sangue, por exemplo, talvez não seja uma boa ideia prestar medicina; se você só tira zero em matemática, talvez a área das exatas não seja sua praia - mas se você adora se exercitar e gosta do corpo humano, talvez educação física seja interessante, por exemplo! Se achar difícil pensar nessas coisas, você pode tentar fazer listas e ir diminuindo seus interesses até algo que te mobiliza mais.

2.Pensar sobre suas habilidades: se você não consegue selecionar um curso com base no que gosta, tente fazer isso com base no que você sabe fazer bem. Você é bom pra desenhar? Talvez algo com arte ou design. Você gosta muito de ler, escreve bem, tem facilidade em aprender outras línguas? Talvez Letras seja uma boa pedida. Pense nas suas habilidades e talentos, e talvez isso te ajude a escolher uma profissão com a sua cara.

3.Pensar nos seus hobbies e atividades: às vezes tem algo que você já faz no tempo livre que pode virar carreira na faculdade. Se você gosta muito de cozinhar, por exemplo, e costuma tomar conta da cozinha de casa, pode pensar em cursos como nutrição ou gastronomia. Ficar atento à atividades que você já costuma fazer pode te ajudar a escolher o que você gostaria ou o que detestaria continuar fazendo! Seus hobbies, passatempos e atividades podem te dizer muito sobre suas habilidades e interesses também, então não os descarte!  

4.Pesquisar e conversar com as pessoas sobre os cursos: se você estiver em dúvida entre um curso e outro, você pode procurar no site das universidades que te interessam qual a grade curricular, pra saber melhor o que esse curso trabalha. Você também pode procurar as áreas de atuação dessas profissões, ou mesmo conversar com gente que faz ou já fez esses cursos. No nosso canal do youtube, temos alguns depoimentos, por exemplo, de gente contando o que aprende em seus cursos! Converse com amigos, profissionais ou visite uma feira de profissões - tire as dúvidas e escolha o que te interessa mais :)

5.Você quer passar o resto dos seus dias fazendo isso? Escolher o curso que você vai prestar ou a carreira na qual pretende se formar não determina pra sempre a sua vida profissional. Às vezes, no meio do caminho, alguma coisa muda - e isso é ok, é bem mais fácil mudar de carreira ou profissão hoje em dia. Contudo, é sempre interessante se lembrar que, ao escolher uma profissão, carreira e curso, você vai passar alguns anos aprendendo aquilo, e comumente fica trabalhando nessa área um bom tempo. Será que você vai conseguir levantar cedo da cama pra fazer essa "coisa" que está escolhendo? Se você não consegue se ver trabalhando numa determinada área, te parece chato ou penoso, talvez seja um indicativo de que não é a carreira pra você. Mas se você acha que sim, não tenha medo! Preste vestibular, curse, e se de repente você descobriu que não era sua praia, pelo menos você tentou e agora tem certeza :)

6.Conhecer a si mesmo! Nada melhor do que se conhecer pra fazer suas próprias escolhas! Pense sobre si mesmo, seus gostos, interesses, talentos, habilidades, hobbies, atividades, pense na sua vida e no seu dia-a-dia! Se conhecendo, você consegue escolher melhor o que te agrada. Caso não consiga isso sozinho, você pode conversar com seus amigos, seus professores, com um orientador profissional, ou mesmo sozinho no seu quarto, ouvindo sua música preferida, jogado na sua cama! Você decide a melhor forma de se conhecer - o importante é que você consiga fazer as suas escolhas pensando em você!

Que tal, pessoal? Deu pra tirar um pouco o medo das escolhas? Se tiver dúvidas ou sugestões, divide com a gente aqui nos comentários :) Fiquem de olho nas datas dos vestibulares e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário